Para viajar para a Colômbia, brasileiro só precisa apresentar documento de identidade

Como já acontece entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Equador, Peru e Venezuela, brasileiros que quiserem visitar a Colômbia não precisam mais apresentar o passaporte e nem o atestado de vacina contra febre amarela e isso vale para os colombianos que vieram para cá.

Agora, para transitar entre os dois países é necessário somente apresentar o Documento de Identidade Civil (RG) emitido pelo órgão responsável de cada país. O prazo de validade dos documentos aceitos será o estabelecido nos mesmos pelo estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entende-se que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado.

Este tratado diplomático entre os países do Mercosul tornou as viagens entre os países da América do Sul menos burocrática, mas somente o Documento de Identidade Civil (RG) é aceito para o ingresso nos países citados.

Não são aceitos os seguintes documentos:

- Carteiras de Identificação Profissionais (OAB, CRM, CRO, outros);
- Certidão de Nascimento;
- Carteira de Motorista;
- CPF;
- Outros.

Fique atento: Se você tem filhos pequenos e de colo, estes também devem estar munidas dos documentos necessários para entrar nos países cuja Brasil mantém este tratado diplomático de não ser necessário apresentar o passaporte com visto. Em nenhuma circunstância se exclui a apresentação de Cédula de Identidade Civil ou Passaporte, ainda que se tenha em mãos a Certidão de Nascimento.

Sem muita burocracia, é arrumar as malas e boa viagem!

Comentar

* Campo requerido

4 Comentários

  1. Ignez Salas Martins

    15/3/2010 às 21h18

    Tenho mais de sessenta anos; meu marido também. Precisamos de vacina contra febre amarela para viajarmos para a Colombia?

    Responder
  2. A Viajante

    16/3/2010 às 08h58

    Ignez, tudo bem?

    Se o país para qual deseja viajar tiver problemas com a doença é sempre bom prevenir. Mas lembre-se de tomar a vacina pelo menos 10 dias antes de viajar, para que você fique imune antes de ir.

    Abraços.

    Responder
  3. Cláudia

    29/7/2010 às 11h52

    Vc poderia me esclarecer o fato de não precisar de passaporte para viajar para a Colombia? Qual o nº do tratado diplomático citado acima? Obrigada.

    Responder
  4. luzia

    14/2/2011 às 04h10

    oi gostaria de saber se para ir para guiana francesa é preciso o passaporte.
    Desde já obrigado.

    Responder